Face:

https://www.facebook.com/ideariopolicial

Translate

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Taxistas poderão registrar ocorrências policiais em viaturas da Brigada Militar


Será criado um setor dentro do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic) para registrar as ocorrências dos motoristas de táxis

Para dar mais agilidade ao registro de ocorrências policiais, as viaturas da Brigada Militar (BM) poderão protocolar roubos ou assaltos contra taxistas em Porto Alegre. A novidade foi anunciada na tarde desta quarta-feira em reunião da cúpula da Segurança Pública do Estado, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. O encontro contou com representantes de Secretaria da Segurança Pública, BM, Polícia Civil, Detran e prefeitura de Porto Alegre.
O secretário estadual de Segurança Pública, Airton Michels, anunciou também que será criado um setor dentro do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic) para registrar as ocorrências dos motoristas de táxis. A medida visa fazer com que os taxistas não percam tanto tempo no registro e evitar que crimes não sejam denunciados à polícia.
Em Porto Alegre, 10,6 mil taxistas trabalham em 3.295 veículos.
O presidente do Sindicato de Taxistas de Porto Alegre, Luiz Nozari, abandonou a reunião da cúpula de segurança e criticou as ações do governo. Ele afirmou que as medidas adotadas pelo Estado são "paliativas" e sugeriu a implementação do pagamento com cartão de crédito nos veículos.
Após explanar a política de segurança do seu governo e repetir o anúncio de que 540 PMs vão reforçar o policiamento na Capital, o governador assegurou que o esclarecimento do assassinato de seis taxistas é "prioridade das prioridades". Ele prometeu acatar sugestões dos motoristas profissionais sobre locais de blitze, orientou que todos registrem assaltos sofridos (para acabar com a subnotificação) e garantiu agilidade nos registros.
Descontraído, pediu aos taxistas que não façam mais buzinaços ao lado da sua casa, "para não incomodar os vizinhos às 3h".
— Em caso de necessidade, venham ao Palácio, que serei avisado e comparecerei, de imediato — sugeriu.
Confira todas as medidas anunciadas pelo governo estadual:
1) Grupo de trabalho para acompanhar ações de segurança pública
2) Facilidade de registro de ocorrências pelos taxistas. O setor de plantão Deic passa a atender de forma prioritária os motoristas. A comunicação pode ser feita a um PM na rua, em quartel da BM ou DP mais próxima
3) Aproximar contatos entre taxistas e policiais civis
4) Barreiras realizadas pela Brigada Militar em pontos críticos, com abordagens a motoristas e a passageiros.
5) Criação de um observatório de análise para a segurança dos taxistas
6) Apresentar propostas de melhorias na legislação e aprimoramento da tecnologia para proteção dos motoristas
7) Monitoramento semanal de ocorrências envolvendo taxistas
Investigação sobre assassino de taxistas
Pela manhã, a Polícia Civil afirmou que está de posse de pelo menos 10 DVDs com imagens captadas por câmeras de vigilância de trechos por onde, supostamente, passou o criminoso que matou três taxistas na madrugada de sábado, em Porto Alegre, com tiros de revólver calibre 22.
Em Santana do Livramento, surgiram novas imagens do matador do taxista Hélio Beltrão do Espirito Santo Pinto. Uma câmera teria flagrado com nitidez o homem que abandonou o Uno branco da vítima, em Rivera, no lado uruguaio, após o assassinato. Na quinta-feira, as cenas deverão estar à disposição da polícia gaúcha.

fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/04/taxistas-poderao-registrar-ocorrencias-policiais-em-viaturas-da-brigada-militar-4094618.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário