Face:

https://www.facebook.com/ideariopolicial

Translate

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Cooperativa de alunos capacita filhos de agricultores para virarem repórteres

20/06/2015 08h57 - Atualizado em 20/06/2015 08h57

Objetivo do projeto é incentivar a permanência dos jovens no campo
imprimir
Alunos (Foto: Globo)
Cooperinforural é a primeira cooperativa de alunos repórteres do país (Foto: Globo)
Muitos jovens filhos de agricultores pensam em deixar a zona rural e tentar a vida em grandes metrópoles. Mas esse não é o caso das irmãs Paula e Samara Friske, de 16 e 13 anos, respectivamente. As duas moram em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, e, apesar de ajudarem a família nas atividades do campo, elas também são sócias da primeira cooperativa de alunos repórteres do país, a Cooperinforural. No projeto, as irmãs estão sendo capacitadas como repórteres da comunidade. Isso tudo sem deixar o campo.
-— A gente achava que não ia dar certo, que não ia durar nem até o final do ano. Aí fomos vendo que era legal, que era interessante lidar com isso e estar conversando com as pessoas, e continuamos até hoje. Em agosto vamos completar dois anos -— explica Paula.

As atividades são desenvolvidas em uma escola rural de Santa Rosa e contam com 20 alunas, que participaram de oficinas de comunicação e cursos técnicos de publicidade. Uma vez por mês, elas se reúnem em assembleia e pensam em sugestões que podem virar reportagens. Com as pautas distribuídas, o grupo vai a campo e, com o material apurado na mão, elas fecham a edição mensal do Jornal Info Rural, patrocinado por empresas do município e distribuído gratuitamente. As meninas também atualizam o blog e a página da cooperativa em uma rede social. (veja vídeo acima)
O projeto foi proposto pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, a Emater, como forma de incentivar a permanência dos jovens no campo e também de divulgar melhor os assuntos de interesse das comunidades rurais.
fonte: https://falecomaredeglobo.globo.com/

Nenhum comentário :

Postar um comentário