Face:

https://www.facebook.com/ideariopolicial

Translate

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Primeira edição do "cabelaço" em Santa Maria/RS


28/09/2014 



Quase 100 pessoas doaram cabelo para confecção de perucas para crianças com câncer
Uma iniciativa pessoal se transformou em um gesto de solidariedade coletiva no hall de entrada do Royal Plaza Shopping, na tarde deste domingo. O projeto Força na Peruca, da ONG Cabelaço, realizou a primeira ação em Santa Maria. Dezenas de pessoas fizeram cortes de cabelo gratuito. As madeixas serão doadas para a fabricação de perucas para crianças de baixa renda em tratamento contra o câncer no Rio Grande do Sul.

Tudo começou quando Ana Carolina Fleig, 22 anos, estudante de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF), veio passar férias na casa da família em Santa Maria e se interessou pelas ações do projeto. Ana conversou com a ONG e a ideia começou a se concretizar. A jovem entrou em contato com amigos e, ao fim, três cabeleireiros - dos salões D'Castro Beauty e Lurdinha Amorim - resolveram abrir mão de seu tempo para participar da ação.

O início das atividades estava previsto para as 15h, mas, devido o grande público que apareceu, às 14h10min, foi feito o primeiro corte. Em uma hora, 51 pessoas haviam se inscrito para doar os cabelos. Até o momento, 87 pessoas se inscreveram para cortar os cabelos e sete levaram o cabelo já cortado. A ação para prevista para terminar às 21h.
- Sempre trabalhei com voluntariado e entrei em contato com a ONG. Foi surpreendente, por que não imaginava tanta gente. Além de Cidade Cultura, Santa Maria mostrou ser a cidade da solidariedade. A coisa mais importante é saber que isso não acaba aqui. Uma amiga de Pelotas se inspirou, e disse que fará o mesmo lá - comemora Ana Carolina.

Os requisitos mínimos para o corte eram estar com os cabelos secos e ter pelo menos 15cm para doar. A assistente social Aline Spillari Portella, 25 anos, foi além: doou 40 cm de cabelo:
- Não me preocupo com a estética. Me sinto fazendo o bem. Já trabalhei com crianças com câncer e sei o quanto isso é importante para autoestima e na própria recuperação delas.

Mesmo com a resistência da mãe, as irmãs Laura e Júlia Monero Lopes, de 7 e 10 anos, também aderiram a causa: 
- Minha vó já teve câncer e eu queria muito ajudar as crianças ficarem felizes, porque meu cabelo eu sei que vai voltar a crescer - contou Júlia.

Participe
- Quem quiser doar cabelos ainda pode. Faça um rabo de cavalo, corte e entregue nos salões D'Castro Beauty (3º andar do Royal Plaza Shopping) e Lurdinha Amorim (Rua Tuiuti, 1.247)
- O comprimento mínimo da mechas é de 15cm. As mechas serão enviadas à sede do Cabelaço, em Porto Alegre, para confecção na Marry Perucas.
- Para solicitar uma peruca é preciso enviar um e-mail para cabelaco.rs@gmail.com . 
- Outras informações pelo telefone (55) 9609-7675.

fonte: DIÁRIO DE SANTA MARIA


Foto: Gabriel Haesbaert / Especial
Pâmela Rubin Matge
pamela.matge@diariosm.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário