Face:

https://www.facebook.com/ideariopolicial

Translate

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Boa Polícia


Ação: Boa Polícia
Objetivo: prevenir infrações
Cidade: Mata – RS




O que dizer de uma Delegacia ultrapassar o limite e sair da “zona de conforto”, prestando um melhor serviço a comunidade, através de projetos de prevenção como palestras, campanhas pontuais e a proximidade com os jovens.
Um destes projetos é o Polícia Pedagógica, que em 2013 com auxilio de estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, iniciaram a realizar palestras juntos as escolas do município de Mata-RS, o que vem repercutindo muito positivamente junto a população local.
Existem também mais 2 outros projetos, um voltado a informar os produtores rurais no interior município, e outro visando atender os alunos com problemas de comportamento nas escolas.
O contato direto entre a sociedade e a polícia é saudável e é fator de ação poderoso contra a criminalidade. É na idade escolar que o ser humano está mais aberto a formular suas convicções filosóficas, que nortearão sua vida futura.
A ideia não é nova nas Delegacias de Polícia, mas a filosofia é uma estratégia organizacional que proporciona uma parceria entre a população e a polícia, baseada na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos, como crimes, drogas, medos, desordens físicas, morais e até mesmo a decadência dos bairros, com o objetivo de melhorar a qualidade geral de vida na área.
Acredita-se que os problemas sociais terão soluções cada vez mais efetivas, na medida em que haja a participação de todos na sua identificação, análise e discussão.
A parceria e a cooperação entre a polícia e a comunidade potencializam os efeitos positivos. A busca compartilhada de soluções conjuntas evita a dispersão dos esforços, e auxilia a identificação dos problemas que afetam a todos.
O projeto prima pela Ação Educativa, ou seja a orientação, o aconselhamento e a advertência devem sempre anteceder as ações repressivas. As ações educativas não podem ocorrer apenas no momento das infrações, mas através dos organismos comunitários encarregados de promoverem a defesa social da comunidade, principalmente junto às escolas e associações; promovendo-se palestras, campanhas e outras formas de divulgação e orientação.

fonte: http://cacadoresdebonsexemplos.com.br/blog/boa-policia/

Nenhum comentário :

Postar um comentário