Face:

https://www.facebook.com/ideariopolicial

Translate

terça-feira, 31 de maio de 2016

PM.RR Desenvolve Projetos de Prevenção Primária


Segundo o Comandante Geral da PMRR, coronel Dagoberto Gonçalves, os Projetos de Prevenção Primária estão serão desenvolvidos dentro da rede de ensino público, dando maior ênfase nas escolas do bairro Senador Hélio Campos. “Esta é uma continuidade das atuações do Programa de Policiamento Comunitário, que vem desenvolvendo um trabalho de prevenção dentro do bairro. As ações sociais são desenvolvidas com base na problemática de cada região e poderão ser ampliadas ou adaptadas conforme necessidade” esclareceu o comandante.

O projeto ‘Palestrando’ vem sendo desenvolvido desde a implantação da Polícia Comunitária, e nesta terça-feira, dia 12, foi iniciado mais um ciclo de palestras na Escola Estadual Conceição Costa e Silva, que recebeu, entre os temas abordados: Patrulhamento Escolar, Abordagem Policial, Ociosidade e Aliciamento, Bullying e Cyber-bullying, Drogas e seus Malefícios, Danos e outros Ilícitos.

O comandante da CIPCom, major Miguel Arcanjo, informou que as próximas escolas a receberem o ciclo de palestras serão as Escolas Estaduais Sônia de Brito e Elza Breves, e posteriormente será estendido para as escolas dos bairros adjacentes do Senador Hélio Campos.

“O projeto ‘Palestrando’, é desenvolvido pela equipe de policiais comunitários que estão de serviço e podem ser requisitados também pela gestão escolar, se houver necessidade. As palestras têm duração média de uma hora e entres as didáticas da abordagem, é realizada dinâmica e apresentação de vídeo sobre planejamento de vida, que induz os alunos a refletirem sobre suas perspectivas para o futuro”, relatou o major.

Conforme um dos palestrantes, o sargento André Cláudio Bonomo, a pergunta ‘Qual o seu objetivo de vida?’ desperta inúmeras reflexões e faz o aluno analisar as várias possibilidades de crescimento pessoal e profissional.  “Essa é uma pergunta individual e desafiadora, visto que alguns alunos se questionam e ficam sem resposta, porém alguns deles já visam alguma profissão. Tal estímulo é um ponto de partida para traçar objetivos e  para quais caminhos seguir no futuro”.

OUTROS PROJETOS – Além do “Palestrando”, a CIPCom conta com mais três Projetos de Prevenção Primária, como “Picasso não pichava”, “Mediador Mirim” e “Bom de Bola, Nota 10 – Rei na Escola”. Cada projeto tem a supervisão de um oficial da CIPCom, e tem como público-alvo crianças e adolescentes na faixa etária de 12 a 15 anos, que foram selecionados considerando os riscos de vulnerabilidade social ao qual podem estar submetidos.

Para participar das ações, os alunos devem obedecer e seguintes critérios. Entre eles, ser voluntário, obter boas notas, ter boa conduta moral, ser exemplo para os demais, demonstrando disciplina e consciência e manter a assiduidade na escola e nos projetos.

No projeto “Picasso não pichava”, são realizadas oficinas de grafite, onde os muros das escolas serão utilizados como teles para as artes. A proposta é que posteriormente, esses grafites sejam frutos de exposições e protagonizem os alunos, não por atos de vandalismos e pichações do passado, mas pelos seus dons artísticos, expostos através da grafitagem.

Os alunos do projeto “Mediador Mirim” foram selecionados por exercerem liderança positiva e foram capacitados por policiais comunitários para que consigam manter um diálogo e medicação entre os colegas. Esses alunos atuam na resolução pacífica de conflitos de menor potencial ofensivo como brigas, desinteligências, bullying e ameaças entre os próprios alunos, evitando assim, que estes conflitos de pequena monta se tornem atos de violência e criminalidade dentro e nas adjacências das Escolas.

O Projeto “Bom de Bola, Nota 10 – Rei na Escola”, de igual maneira aos demais projetos, serão selecionados alunos em situação de vulnerabilidade social, para participar dos times de futebol. Serão treinados pelos policiais comunitários durante os seus turnos de trabalho. Uma vez participando do projeto, serão realizados campeonatos de futebol entre os times da escola e entre outras escolas após a implantação dos projetos.

Ainda conforme o comandante da CIPcom, Major Miguel Arcanjo, espera-se que com a instalação e ampliação dos projetos de prevenção primária evitar que crianças e adolescentes se envolvam na vida da violência e criminalidade, bem como minimizar os impactos sociais, contribuindo para a construção de paz social dentro das comunidades. Pois é sabido que a prevenção é mais barata e menos traumática que a repressão.

fonte: SESP. RR

Nenhum comentário :

Postar um comentário