Face:

https://www.facebook.com/ideariopolicial

Translate

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

19.ª SDP/PR melhora o atendimento psicológico para crianças e adolescentes vítimas de crimes

09/10/2014

A 19.ª Subdivisão Policial (SDP) de Francisco Beltrão, iniciou neste último mês de setembro, o projeto que propõe a expansão do atendimento jurídico-psicológico para crianças e adolescentes vítimas de violência. Dois psicólogos já foram destinados para subdivisão com um intuito de fornecer apoio aos menores, como também, uma orientação para os responsáveis. A proposta foi traçada após um convênio entre a Prefeitura Municipal e a Secretária de Estado da Segurança Pública (Sesp), para iniciar a expansão da psicologia jurídica que já é implantada na Delegacia do Adolescente (DA) em Curitiba. A proposta é capacitar os profissionais de Psicologia para dar auxílio às vítimas. A ideia já havia sido aprovada desde de dezembro do ano passado, pelo Conselho da Polícia Civil, durante uma reunião da (DA), em conjunto com o Grupo de Planejamento (GAP).

A psicóloga da Polícia Civil Lilian Mara Gheno, ministrou na 19.ª SDP, no último dia 23 de setembro, uma palestra sobre o tema orientando aos policiais e os profissionais da Psicologia, sobre quais as medidas que devem ser tomadas em determinadas situações que envolvam crianças e adolescentes. Para o delegado-titular da 19.ª SDP de Francisco Beltrão, David Passerino, a base fundamental deste projeto é dar um atendimento de qualidade aos jovens. “As vítimas vão ser atendidas por um psicólogo em um ambiente lúdico, ou seja, com uma sala específica para a criança onde lá ela será ouvida. Agora com a ajuda dos psicólogos, as vítimas vão ter mais proteção e segurança. Essa é a nossa prioridade, que as vítimas tenham proteção”, diz.

A 19.ª SDP foi a subdivisão pioneira na implementação deste projeto. “O objetivo é romper o ciclo de violência contra a criança e o adolescente e atender este jovem fora da delegacia para posteriormente, elaborar um laudo psicológico”, explica Lilian que ressalta ainda a importância deste serviço. “É um atendimento diferenciado que ajuda as vítimas a lidar com essa difícil situação”, disse.

A delegada-titular da Secretária Executiva do Departamento da Polícia Civil, idealizadora do projeto, Nilcéia Ferraro da Silva, parabeniza toda a equipe da 19.ª SDP pela excelente inciativa. “Por essa passagem que tive aqui em Francisco Beltrão, pude perceber o comprometimento que todos os policiais têm com o bom atendimento ao cidadão. Por isso, todos estão de parabéns”, disse. 

A expectativa é que o projeto seja implementado em todas as subdivisões do Estado, dependendo também, do apoio das prefeituras de cada região para inserir psicólogos no programa.

fonte: PC.PR

Nenhum comentário :

Postar um comentário